Oque é Loss, Choke, FPS, Ping e LAG

1. Introdução ao assunto.

Bom primeiro temos que iniciar dando uma introdução ao assunto, pois de nada vale discutir um assunto sem compreendê-lo. Vamos falar de conexões entre Cliente (Jogador) e Servidor (Sala de Jogo) e de fatores que influênciam no desempenho do jogo.

Ping e Latency. O que são?

Bom primeiramente vocês devem entender o que é PING. PING é nada mais que o calculo (em milesegundos) da velocidade de resposta entre o servidor e o cliente, então quando seu ping é "50" ele vale 50ms ou seja 50 milessegundos, sendo assim quanto menor o PING, melhor! Latency é o resultado do PING, ou seja o valor "50ms" do exemplo seria o Latency.

Porque servidores dos EUA ficam com Latency/PING alto?

Por um simples fato de que para a conexão chegar até sua cidade no Brasil ela passou por várias operadoras diferentes, assim houve um grande tempo e atraso, e os dados percorreram uma distância muito longa, assim o tempo de resposta é com certeza maior!

O que é Lag?

Lag é uma expressão americana que é dita quando há descincronia no jogo, que pode ser entre o Servidor e Cliente, entre o Hardware e o Software, ou entre a Cadeira e o Teclado (aheiuohaeuh ;-) ), ou seja é quando "trava" ou quando você vê tudo acontecer fora de sincronia.

O que é Loss?

O Packet Loss (mais popular como Loss) é como já diz o nome a perda de uma pacote, isto não ocorre só no cs, mas também pode ocorrer até no momento em que você está navegando em páginas da internet, toda movimentação de dados na internet envolve trocas de pacotes entre servidores e clientes, ou até de clientes para clientes.

O que é Choke?

Choke é o nível de descincronia entre o jogo e o servidor, não adianta ter um ping baixissimo e ter muito choke, o número ideal para o choke é 2 enquanto joga e 10 quando está iniciando um novo round.

O que é FPS?

FPS são Quadros Por Segundo (Frames Per Second) é o número de quadros que você vê em 1 segundo, o número ideal de quadros por segundo é acima de 50.

2. Como controlar estas Variáveis

Como se reduz o Loss?

O loss não é causado por uma configuração no jogo ou servidor e sim em alguma configuração no seu computador, para organizar estes pacotes você pode usar programas de optimização de conexão (Eu particularmente recomendo o TuneUP Utilities) ou então mecher no registro mesmo (bastar procurar alguns tutoriais no site abusar.org)

Como se reduz o PING?

Bom dizendo em número, para deixar o ping "baixinho" é só escrever no console cl_cmdrate 1, você verá que o número irá diminuir, mas a jogabilidade continua a mesma ou pode até piorar. O único modo eficaz de reduzir o ping é assinando um bom serviço de internet, pois não adianta ter internet de 128k e achar que vai ficar com ping 20, com uma internet de 128k seu ping será em média 75-89 ms

Como se reduz o Choke?

Atualmente para reduzir o choke não há muitas maneiras, mas se você estiver experenciando um choke muito grande (tipo uns 15 ou mais as vezes até mais que 90 ) pode ter uma configuração errada em seu steam, por exemplo se você tem internet ADSL de 1mb e no steam estiver marcado 56k o seu choke vai pra próximo de 98 e fica péssimo de jogar. Alguns outros caras dizem que o choke pode ser controlado usando os comandos cl_updaterate e cl_cmdrate sendo que o updaterate é 75% do cmdrate, mas eu não creio que isto ajude em alguma coisa, já fiz alguns testes e não mudou miuta coisa.

Como aumentar o FPS?

Há varias coisas que podem influênciar no FPS, por exemplo, você pode estar utilizando um driver ultrapassado para sua placa de vídeo, ou então seu hardware não aguenta rodar o jogo corretamente. Reduzindo a resolução e os detalhes nos gráficos podem aumentar os FPS drásticamente, mas se você estiver em um hardware que já está com tudo no minimo e ainda sim continua lento, infelizmente tera que dar um Upgrade ou trocar de maquina hehehe :D

Como ver estes números?

Você pode ver de várias maneiras, a mais recomendada é o net graph (gráfico de rede) onde você verá todas as variáveis de uma vez, para ligar o net graph é só digitar no console "net_graph 3". Há também a opção de ver somente os FPS, basta digitar no console "cl_showfps 1"


Counter Strike Curitiba


0 comentários:

Postar um comentário

Counter-Strike
Counter-Strike
Todos os direitos reservados. Proibida copia parcial ou total, e reprodução comercial
sem autorização(Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98). 381